Trabalhos Científicos e Relatos de Experiência >> Regulamento

NORMAS PARA INSCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

1. DO PRAZO

O período de envio dos resumospara inscrição dos trabalhos científicos é das 00h01min do dia 20 de dezembro de 2016 até as 23h59min do dia 06 de março de 2017, horário de Brasília. Após esta data as inscrições de trabalhos científicos serão consideradas oficialmente encerradas. É obrigatório aos autores a leitura completa deste regulamento e o tácito aceite das normas antes do envio dos resumos. No mínimo UM dos autores do trabalho científico já deverá estar com sua inscrição oficialmente regularizada e aceita no evento do ato do envio do trabalho, caso contrário a inscrição do trabalho científico será automaticamente considerada inválida.

2. DAS CATEGORIAS DOS TRABALHOS

O resumo deverá ser incluído por um dos autores em apenas uma das duas categorias seguintes (e respectiva subcategoria), a saber:

1) CATEGORIA GERIATRIA: estudos desenvolvidos com temáticas abordando preferencialmente (mas não exclusivamente) a investigação epidemiológica, a prevenção e o tratamento de condições e incapacidades associadas a pessoa idosa, desenvolvidos por equipe médica ou multidisciplinar.

2) CATEGORIA GERONTOLOGIA: estudos desenvolvidos abordando o envelhecimento em todos os campos fisiológicos e biológicos, filosófico, bioquímico-molecular, social e psicológico.

a) Subcategoria Ciências Básicas
b) Subcategoria Epidemiologia
c) Subcategoria Clínico
d) Subcategoria Ensino
e) Subcategoria Serviços
f) Subcategoria Novas Tecnologias
g) Subcategoria Outros

3. REGRAS PARA A CONFECÇÃO E INSCRIÇÃO DOS RESUMOS

3.1 Formatação dos Resumos

O primeiro campo a ser preenchido corresponde ao TITULO do trabalho. O título deve ser em letras maiúsculas e em negrito, e não deve exceder 200 caracteres (com espaços). ATENÇÃO: Obrigatoriamente, o título deve omitir informações institucionais e de autoria, de modo a ficar assegurado o anonimato durante o processo de avaliação.

O segundo campo a ser preenchido corresponde ao APRESENTADOR do resumo. O campo será automaticamente preenchido com o nome do autor responsável. Para casos especiais consultar a Comissão de Trabalhos Científicos, através do e-mail sbggpr@adneventos.com.br. Usar o modelo “Sobrenome, Iniciais” (Exemplo: Souza, ABC*; Silva, CDE).

O terceiro campo deve ser preenchido com os coautores. O número máximo permitido é de SEIS coautores além do autor apresentador. Os nomes dos autores não precisam estar em ordem alfabética. Usar o modelo “Sobrenome, Iniciais” (Exemplo: Souza, ABC*; Silva, CDE). IMPORTANTE: A identificação do autor ou da instituição em qualquer outra parte do trabalho (título, resumo, corpo do texto) implicará na sua automática DESCLASSIFICAÇÃO .

O quarto campo corresponde ao nome da INSTITUIÇÃO responsável pelo resumo, ou onde o trabalho tenha sido realizado. Deve ser informado apenas o nome da instituição principal e departamento onde o trabalho tenha sido realizado.

No quinto campo insira o nome da cidade e estado (CIDADE-UF) onde o estudo foi realizado ou de onde é proveniente a instituição responsável pelo estudo.

No sexto campo assinale a categoria Gerontologia ou Geriatria e uma das subcategorias abaixo:

Subcategoria Ciências Básicas
Subcategoria Epidemiologia
Subcategoria Clínico
Subcategoria Ensino
Subcategoria Serviços
Subcategoria Novas Tecnologias
Subcategoria Outros

O sétimo campo corresponde ao CORPO DO TEXTO completo. ATENÇÃO: O número máximo de caracteres por resumo é de 2500 (já incluídos os espaços), excluídos o título e nome dos autores/afiliação institucional e palavras-chave. O uso de abreviaturas somente será permitido se precedidos por uma menção anterior no texto. Atenção aos Itens Obrigatórios:

A) TODAS AS SUBCATEGORIAS EXCETO RELATOS DE CASO: Somente serão analisados pela Comissão Julgadora dos Trabalhos Científicos os resumos que estiverem de acordo com as seguintes regras e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios:

Fundamentos/Introdução: o(s) marco(s) teórico(s) que deflagrou(aram) a realização do trabalho deverá(ão) ser claramente descrito(s) em uma ou duas frases.

Objetivos: enunciar claramente o(s) objetivo(s) do trabalho.

Delineamento e Métodos: OBRIGATORIAMENTE indicar o tipo de estudo (quantitativo/qualitativo, observacional/experimental, caso e controle, prospectivo/ retrospectivo, ensaio clinico, etc.). NÃO serão aceitos trabalhos de REVISÃO DE LITERATURA. Descrever claramente a metodologia utilizada para a seleção da população, as intervenções realizadas e instrumentos aplicados.

Resultados: devem ser apresentados com detalhes que possibilitem a interpretação e justifiquem as conclusões. Não serão permitidos tabelas e gráficos nos resumos. Ao apresentar resultados de testes estatítiscos, apresentar somente os resultados significativos.

Conclusões/Considerações finais: apresentar apenas as conclusões amparadas pelos dados apresentados nos resultados, e coerentes com os objetivos propostos.

B) NOS RELATOS DE CASOS CLÍNICOS: Somente serão analisados pela Comissão Julgadora dos Trabalhos Científicos os resumos desta categoria que estiverem de acordo com as seguintes regras e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios:

Fundamentação/Introdução: Estado atual do conhecimento sobre o tema apresentado e sua importância.

Motivo da comunicação: Razão que justifica a apresentação. Por exemplo, raridade, aspectos clínicos inusitados, evolução atípica, inovações diagnósticas e terapêuticas.

Relato(s) do(s) caso(s): História e evolução (caso clínico); descrição de nova técnica diagnóstica ou nova abordagem terapêutica.

Discussão: Argumentos sobre achados clínicos e laboratoriais, diagnósticos e tratamentos; vantagens/desvantagens de método diagnóstico/terapêutico.

É obrigatória a presença no texto do resumo e farão parte da contabilização do número total de caracteres as palavras “Introdução e/ou Fundamentos”; “Objetivos”; “Métodos”, “Resultados”, “Conclusões e/ou Considerações finais”.

Não usar negrito no texto. Não utilize no resumo frases do tipo “os resultados serão mostrados”. Não inclua agradecimentos e não mencione no resumo fontes financiadoras.

No sétimo campo, após o texto, é obrigatória a inclusão de no mínimo três e no máximo seis PALAVRAS CHAVES, que deverão ser selecionadas a partir dos descritores disponíveis e existentes no DECS/MESH (http://decs.bvs.br). As bibliografias consultadas NÃO devem ser enviadas através do resumo.

4. DO ENVIO

É necessário que o autor responsável (apresentador) já esteja com sua inscrição oficialmente confirmada pelo sistema antes do envio do resumo. Cada autor principal (apresentador) poderá inscrever no máximo 03 (TRÊS) trabalhos. ATENÇÃO: NÃO será permitida a inclusão de novos coautores após a confirmação do envio da versão final do resumo através da internet.

Após a inscrição acesse a área de envio de trabalhos, fornecendo seu CPF. Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário on-line. Você recebera um e-mail de confirmação de inscrição de trabalhos em até 48h.

Caso não receba, entre em contato através do e-mail sbggpr@adneventos.com.br.

Não serão aceitos resumos enviados por quaisquer outros meios.

As bibliografias consultadas NÃO devem ser enviadas através do resumo, mas devem ser obrigatoriamente expostas durante a apresentação dos trabalhos, no formato Vancouver.

O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o congresso.

5. DA APROVAÇÃO E SELEÇÃO DOS RESUMOS

Todos os resumos que estiverem de acordo com este regulamento serão avaliados, de modo independente e sigiloso, por dois consultores titulados, membros da Comissão Julgadora de Trabalhos Científicos. Cada consultor atribuirá uma nota com base nos seguintes critérios:

• Originalidade:

o 0=estudo não é original;
o 1=estudo original;

• Relevância:

o 0 = não apresenta relevância/contribuição ao avanço das ciências médicas;
o 0,5 = contribui com informações pouco relevantes;
o 1 = contribui com informações muito relevantes;

• Delineamento do estudo:

o 0,5=Relato de caso ou estudo de série de casos;
o 1=Estudo observacional transversal;
o 1,5=Estudo de caso-controle, ecológicos e qualitativos;
o 2=Estudo de coorte e estudo experimental;
o 2,5=Ensaio clínico randomizado e quase randomizado;

• Qualidade na descrição dos métodos:

o 0 = insuficiente
o 0,5 = incompleto
o 1 = regular
o 1,5 = bom
o 2 = muito bom

• Qualidade e clareza na apresentação dos resultados:

o 0 = insuficiente
o 0,5 = incompleto
o 1 = regular
o 1,5 = bom
o 2 = muito bom

• Correlação entre os objetivos, resultados e conclusões do resumo.

o 0 = insuficiente, não há correlação
o 0,5 = incompleto
o 1 = regular
o 1,5 = bom
o 2 = muito bom

Ao final das avaliações será calculada a média de cada resumo, e definida a consequente seleção ou não do trabalho.

A fim de homogeneizar os critérios individuais da avaliação dos trabalhos, as notas dos avaliadores serão corrigidas a partir do índice de severidade de cada avaliador segundo a fórmula abaixo:

Nota do trabalho=10*Nota do Avaliador para o trabalho / (Maior nota do avaliador)

Por exemplo, se um dos avaliadores concedeu a todos os trabalhos que avaliou como nota máxima a nota 8, o denominador da fórmula acima será oito, e a nota do trabalho que estiver sendo avaliado será multiplicada por 10 e dividida por oito. Se o outro avaliador concedeu como nota máxima 10, o denominador também será 10, e a nota concedida será a própria nota do avaliador para o trabalho.

Os resumos que apresentarem notas extremamente discrepantes após a avaliação dos consultores serão revisados conjuntamente pela Comissão Julgadora.

Os resumos inscritos cujos trabalhos forem aprovados para apresentação farão jus ao recebimento de certificado de apresentação. As apresentações dos trabalhos serão avaliadas por uma comissão julgadora, e os três melhores trabalhos das categorias Geriatria e Gerontologia receberão certificados de menção honrosa com a respectiva colocação.

O resultado seleção dos trabalhos será divulgado no dia 07/03/2016, no site do Congresso.

6. DA PREMIAÇÃO

Durante a seleção dos resumos, serão escolhidos 03 trabalhos para apresentação oral durante o evento. O horário e sala das apresentações serão estipulados pela Comissão Científica e informados até dia 07 de março de 2017.

Adicionalmente, os trabalhos apresentados na categoria pôster serão avaliados por uma comissão durante o evento e os 03 melhores das categorias Geriatria e Gerontologia serão distinguidos com certificados especiais.

7. CONFECÇÃO DO PÔSTER E APRESENTAÇÃO ORAL

Dimensões máximas do pôster: 0,90m (largura) x 1,00m (altura).

O pôster deverá ser autoexplicativo. Sugere-se que seja estruturado contemplando os seguintes subtítulos (quando aplicáveis): Título, Autores e afiliações institucionais, Introdução/Justificativa/Fundamentação, Objetivos, Delineamento/Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões/Considerações finais, Bibliografias (adotar as normas de Vancouver) e endereço eletrônico (ou postal) de contato do autor principal.

A montagem e retirada dos pôsteres é de exclusiva obrigação e responsabilidade dos autores. Pôsteres não retirados até o final do evento serão considerados abandonados, e serão inutilizados sem aviso prévio ou ressarcimento aos autores.

Não serão concedidas premiações em dinheiro aos melhores trabalhos.

Trabalhos apoiados integral ou parcialmente por instituições de fomento a pesquisa devem ter citadas a fonte de apoio.

É sugerido a todos os autores que DECLAREM se o estudo foi ou não aprovado/analisado pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da instituição.

Os trabalhos serão analisados e julgados segundo os seguintes critérios:

- a originalidade;
- a metodologia;
- a apresentação;
- a objetividade;
- a organização;
- referências bibliográficas;
- a postura, a didática, os recursos e estratégias.

A organização do congresso não se responsabilizará pelo transporte, hospedagem e outros gastos dos autores e/ou relatores dos resumos aceitos, bem como não fornecerá material áudio-visual para a apresentação dos pôsteres.

8. DOS CERTIFICADOS

Os certificados serão entregues pelo avaliador ao término da apresentação. Será fornecido APENAS UM certificado por trabalho, em nome do AUTOR APRESENTADOR, citando o nome do trabalho, a forma de apresentação e o sobrenome/iniciais dos demais autores.

As informações sobre data e horário das APRESENTAÇÕES E PREMIAÇÕES serão divulgadas juntamente com a aprovação dos trabalhos.

 

voltar

 


hidea.com - agência web
Copyright © Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Seção PR - todos os direitos reservados